sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Curso Preparatório para a ASON/M 2014 - Início 07/02

Aulas preparatórias com o personal trainer de concursos militares Professor Bomfim , que sozinho aprovou mais de 30 alunos desde 2011 para o concurso de oficial de Náutica e Máquinas e no último concurso aprovou mais de 20 alunos. Lute pelo seu sonho, o Curso é em Copacabana de 18h30 às 21h30 da noite , todas as sextas.

Contato : (21) 983451075 / (21)985078891

https://www.facebook.com/pages/Preparat%C3%B3rio-EFOMM-ASON-e-Corpo-de-Engenheiros-da-Marinha-em-Copacabana/572173199539197


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aulas online para o ASON/M 2014 - Início 04/02

Aulas com professor Bomfim , que é o único no Brasil que prepara para o curso de 2° Oficial de Naútica e Máquinas desde a primeira prova em 2011. Aulas planejadas e em alto nível. Tá na hora de estudar!!!

https://www.facebook.com/pages/Preparat%C3%B3rio-EFOMM-ASON-e-Corpo-de-Engenheiros-da-Marinha-em-Copacabana/572173199539197


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Carreira dos Oficiais da Marinha do Brasil



A carreira de oficiais deve atender, fundamentalmente, ao preparo e ao emprego do Poder Naval. Em adição a esse fundamento, há uma série de demandas afetas à carreira dos oficiais que dizem respeito à maritimidade.
A filosofia da carreira dos oficiais tem como base os Corpos e Quadros, os graus hierárquicos, os cargos e os cursos de carreira. Os Corpos e Quadros agrupam as carreiras dos oficiais de acordo com as suas naturezas e especificidades.
Os graus hierárquicos definem os níveis hierárquicos dos oficiais caracterizados pelos diversos postos e círculos.
A promoção significa a ascensão a um grau hierárquico superior e depende do atendimento de requisitos próprios vinculados a cada tipo de Corpo ou Quadro. Independente do Corpo, Quadro que o oficial ocupa, ao longo de sua carreira, a Marinha oferece cursos que mantém o profissional atualizado e preparam os oficiais para o exercício de cargos atinentes ao posto em que se encontram e aos postos subseqüentes. Os cursos de pós-graduação desenvolvem e aprofundam os conhecimentos dos oficiais em áreas específicas de interesse do serviço.


A transferência para a reserva remunerada é o ato pelo qual o militar é excluído do Serviço Ativo da Marinha (SAM) e passa para a situação de inatividade como integrante da reserva remunerada.
A transferência para a reserva remunerada se efetua:
• a pedido, para o militar que contar, no mínimo, 30 (trinta) anos de serviço; e
• ex officio , quando o militar incidir em qualquer um dos casos previstos no art. 98 do Estatuto dos Militares.

Organização dos Oficiais

1.2.1 - Ordenação Hierárquica

A ordenação hierárquica dos oficiais se faz por círculos; dentro de um mesmo círculo, por postos e, dentro de um mesmo posto, pela antigüidade no posto.

1.2.2 - Círculos Hierárquicos

Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência entre militares da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem, em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.


1.2.3 - Posto


Posto é o grau hierárquico do oficial, conferido pelo Presidente da República ou pelo Comandante da Marinha e confirmado em Carta Patente.

1.2.4 - Escalas Hierárquicas

Escalas hierárquicas são seqüências de graus hierárquicos fixadas no Estatuto dos Militares (EM) e na legislação específica sobre os Corpos e Quadros de Oficiais e de Praças da Marinha.


1.2.5 - Círculos e Escalas Hierárquicas

Os círculos e as escalas hierárquicas dos oficiais e das praças especiais que estão em formação para o ingresso nos Corpos e Quadros de carreira da Marinha estão previstos no EM, conforme estabelecido na tabela abaixo:


CÍRCULOS HIERÁRQUICOS
ESCALAS HIERÁRQUICAS

Círculo de Oficiais-Generais

Almirante (Alte) (*)

Almirante-de-Esquadra (Alte Esq)

Vice-Almirante (V Alte)

Contra-Almirante (C Alte)

Círculo de Oficiais Superiores

Capitão-de-Mar-e-Guerra (CMG)

Capitão-de-Fragata (CF)

Capitão-de-Corveta (CC)

Círculo de Oficiais Intermediários

Capitão-Tenente (CT)

Círculo de Oficiais Subalternos

Primeiro-Tenente (1º Ten)

Segundo-Tenente (2º Ten)


* Em caso de guerra.


1.3 - CONSTITUIÇÃO DOS CORPOS E QUADROS DE CARREIRA


1.3.1 - Organização dos Oficiais

Os oficiais de carreira são distribuídos por Corpos; dentro de um mesmo Corpo, por Quadros e, dentro de um mesmo Quadro, pelas respectivas escalas hierárquicas.

1.3.2 - Corpos

Corpos são conjuntos de oficiais do SAM que exercem atividades afins.

1.3.3 - Quadros

Quadros são subconjuntos dos Corpos, constituídos de militares de carreira, ordenados hierarquicamente em uma mesma seqüência de graus hierárquicos. A seqüência de postos de cada Quadro define o perfil de carreira dos oficiais que os compõem.


1.3.4 - Corpos e Quadros de Carreira

Os Corpos e Quadros dos oficiais e as respectivas escalas hierárquicas, fixados na LRCQ, são compostos de acordo com a seguinte tabela:

COMPOSIÇÃO DOS CORPOS E QUADROS DE OFICIAIS DA MARINHA

CORPO
QUADRO
ESCALA HIERÁRQUICA


Corpo da Armada (CA)


Quadro de Oficiais da Armada (CA)

de 2º Ten a Alte Esq

Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA)

de 2º Ten a CT

Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)

Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais (FN) (*)

de 2º Ten a Alte Esq

Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN) (*)

de 2º Ten a CT


Corpo de Intendentes da Marinha (CIM)

Quadro de Oficiais Intendentes da Marinha (IM)

de 2º Ten a V Alte

Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM)

de 2º Ten a CT

Corpo de Engenheiros da Marinha (EN)

(**)

de 1º Ten a V Alte

COMPOSIÇÃO DOS CORPOS E QUADROS DE OFICIAIS DA MARINHA

CORPO
QUADRO
ESCALA HIERÁRQUICA

Corpo de Saúde da Marinha (CSM)

Quadro de Médicos (MD)

de 1º Ten a V Alte

Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CD)

de 1º Ten a CMG

Quadro de Apoio à Saúde (S)

Corpo Auxiliar da Marinha(CAM)

Quadro Técnico (T)

Quadro de Capelães Navais (CN)

Quadro Auxiliar da Armada (AA)

de 2º Ten a CT

Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais (AFN) (*)

de 2º Ten a CT


(*) Quadros administrados pelo CPesFN.

(**) A carreira dos oficiais EN se desenvolve no próprio Corpo.

O ingresso

O ingresso de oficiais para as diversas carreiras na Marinha é feito de acordo com os Corpos e Quadros das seguintes formas:

• para as carreiras do Corpo da Armada (CA), Fuzileiros Navais (FN) e Intendentes (IM) dar-se-á, fundamentalmente, por concurso público de âmbito nacional, nos níveis de escolaridade fundamental, para ingresso no Colégio Naval, e médio, para ingresso na Escola Naval. Após a aprovação no ciclo pós-Escolar da Escola Naval, os Guardas-Marinha são nomeados Segundos-Tenentes, iniciando, dessa forma, as carreiras de oficiais nos respectivos Corpos;

• para as carreiras nos Quadro Complementar (QC) QC-CA, QC-FN, QC-IM, Engenheiro Naval (EN), Médico (Md), Cirurgiões Dentistas (CD), Apoio à Saúde (S), Quadro Técnico (T) e Capelão Naval (CN) dar-se-á por meio de concurso público de âmbito nacional, de nível superior, nas áreas de interesse da Marinha.

Os candidatos, civis e militares, ao Corpo de Engenheiros, Corpo de Saúde, Quadros Complementares, Quadro Técnico e ao Quadro de Capelães Navais são nomeados por ato do Comandante da Marinha, após a conclusão com aproveitamento do Curso de Formação e Estágio de Aplicação de Oficiais, Primeiros-Tenentes ou Segundos-Tenentes da Reserva da Marinha, conforme o caso, e imediatamente convocados para o Serviço Ativo da Marinha. Antes de completados cinco anos de nomeação ao Oficialato, os Oficiais convocados integrantes do Corpo de Engenheiros, do Corpo de Saúde, dos Quadros Complementares, do Quadro Técnico e do Quadro de Capelães Navais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando a sua permanência em caráter definitivo na Marinha.

Os integrantes dos Corpos e Quadros, citados acima, que não obtiverem avaliação favorável, serão licenciados ex-ofício e incluídos na Reserva Não Remunerada, sendo-lhes assegurada, indenização financeira no valor de uma remuneração por ano de serviço como convocado.
Como ingressar no CORPO DA ARMADA (CA)?

Os Oficiais do Quadro de Oficiais da Armada são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Segundo-Tenente a Almirante-de-Esquadra, e os do Quadro Complementar de Oficiais da Armada, pelos postos de Segundo-Tenente a Capitão-Tenente.

Ingressarão no Quadro de Oficiais da Armada os Guardas-Marinha que concluírem com aproveitamento o curso da Escola Naval e, por transferência, os Capitães-Tenentes do Quadro Complementar de Oficiais da Armada selecionados pela Comissão de Promoções de Oficiais.

Ingressarão no Quadro Complementar de Oficiais da Armada os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em processo seletivo, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais.
Como ingressar no CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS (FN)?

Os Oficiais do Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Segundo-Tenente a Almirante-de-Esquadra e os do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros, pelos postos de Segundo-Tenente a Capitão-Tenente.

Ingressarão no Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais os Guardas-Marinha que concluirem com aproveitamento o curso da Escola Naval e, por transferência, os Capitães-Tenentes do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais selecionados pela Comissão de Promoções de Oficiais.

Ingressarão no Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em processo seletivo, Curso de Formação e Estágio de Aplicação de Oficiais.
Como ingressar no CORPO DE INTENDENTES(IM)?

Os Oficiais do Quadro de Oficiais Intendentes da Marinha são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Segundo-Tenente a Vice-Almirante, e os do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha, pelos postos de Segundo-Tenente a Capitão-Tenente.

Ingressarão no Quadro de Oficiais Intendentes da Marinha os Guardas-Marinha que concluírem com aproveitamento o curso da Escola Naval e por transferência os Capitães-Tenentes do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha selecionados pela Comissão de Promoções de Oficiais.

Ingressarão no Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval (tais como administração, economia, contabilidade, entre outros), aprovados em processo seletivo, Curso de Formação e Estágio de Aplicação de Oficiais.

Como ingressar no CORPO DE ENGENHEIROS(EN)?

Os Oficiais do Corpo de Engenheiros de Marinha são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Primeiro-Tenente a Vice-Almirante.

Ingressarão no Corpo de Engenheiros da Marinha os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em processo seletivo, no Curso de formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais e, por transferência, os Oficiais do Quadro de Oficiais da Armada e do Quadro de Oficiais Fuzileiros Navais aprovados em exame de seleção e curso de graduação em engenharia.
Como ingressar no CORPO DE SAÚDE?

Os Oficiais do Quadro de Médicos são ordenados em escala hierárquica constituída pelos postos de Primeiro-Tenente a Vice-Almirante, e os dos Quadros de Cirurgiões-Dentistas e de Apoio à Saúde, pelos postos de Primeiro-Tenente a Capitão-de-Mar-e-Guerra.

Ingressarão nos Quadros do Corpo de Saúde da Marinha os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, aprovados em processo seletivo, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais.
Como ingressar no CORPO AUXILIAR?

Os Oficiais do Quadro Técnico e do Quadro de Capelães Navais são ordenados em uma escala hierárquica constituída pelos postos de Primeiro-Tenente a Capitão-de-Mar-e-Guerra, e dos Quadros Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais, pelos postos de Segundo-Tenente a Capitão-Tenente.

Ingressarão no Quadro Técnico os candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval (tais como contabilidade, economia, direito, informática, serviço social, entre outros), aprovados em processo seletivo, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais e, por transferência, após seleção pela Comissão de Promoções de Oficiais, os Capitães-Tenentes dos Quadros Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais, com curso superior, e os Capitães-Tenentes dos Quadros Complementares.

Ingressarão nos Quadros Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais as Praças da marinha, com segundo grau completo, aprovadas concurso de admissão, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais.

Ingressarão no Quadro de Capelães Navais os candidatos aprovados em processo seletivo, no Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais.

Curso Preparatório para ASON/M - Início 07/02/2014

A preparação para a formação de oficiais da Marinha Mercante , tinha somente a EFOMM como adestradora, não obstante a demanda exigiu mais oficiais e foi aberto o primeiro concurso que antes era feito somente através de análise curricular. O candidato a adaptação a Segundo Oficial de Máquinas e Segundo Oficial de Náutica  precisa realizar uma prova de Matemática, Física , Português e Inglês e ser bacharel , tecnólogo ou licenciado em administração , matemática , física , química , engenharia , informática , manutenção e etc.  Eu realizo as provas anteriores e faço uma bateria de exercícios do edital da marinha.

https://www.facebook.com/pages/Preparat%C3%B3rio-EFOMM-ASON-e-Corpo-de-Engenheiros-da-Marinha-em-Copacabana/572173199539197


sábado, 25 de janeiro de 2014

Preparatório EFOMM , ASON e Corpo de Engenheiros da Marinha em Copacabana



Curso Pré-Militar para o Corpo de Engenheiros da Marinha 

Início dia 08/02 em Copacabana 

Só será ministrada aula para 7 alunos, realizem a pré-matricula no valor de 50,00 até sábado para garantir a vaga! As mesmas são limitadas...

(21)985078891/(21)983451075

http://professorbomfim.webs.com/

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Curso Preparatório para a Escola Naval e EFOMM em Copacabana

Curso Preparatório para a Escola Naval e EFOMM em Copacabana

Aulas preparatórias com o professor Bomfim, que é especialista em concursos militares. O curso será ministrado em Copacabana e as aulas serão terça , quarta e sexta. Prepare-se com o professor que já aprovou sozinho mais de 45 alunos em 4 anos com aulas particulares para AFA, IME, ITA,EN,EEAR e etc.

Tel: (21)98507-8891.(21)983451075

http://professorbomfim.webs.com/